Solte Seus Cabelos, Prenda Seu Preconceito

Olá meninas e meninos!

O assunto de hoje é um tanto polêmico, porém importante de ser tratado: o preconceito com os cachos!

Felizmente na atualidade a sociedade tem aceitado a diversidade da beleza humana, no entanto ainda há resquícios de preconceito quando trata-se do cabelo crespo, porque muitos simplesmente não admitem ou não conseguem enxergar sua formosura.stockvault-woman-portrait133756

Muitas meninas cacheadas, impulsionadas pelos padrões estéticos impostos pela sociedade, fazem de tudo para alisar suas madeixas, submetendo-se a tratamentos capilares que em algumas situações agridem seu couro cabeludo e/ou sua própria saúde; outras adquirem o hábito de deixar o cabelo preso  o tempo todo, com vergonha e medo do preconceito alheio.

CAM00920

No dia 07 de setembro, em muitas cidades pequenas do Brasil, acontecem desfiles cívicos, que são normalmente organizados pelas secretarias de educação em parceria com as escolas, para comemorar a Independência do Brasil. Nestes desfiles são abordados diversos temas de relevância pública. Este ano em São Desidério-BA (cidade com pouco mais de 27.659 habitantes) umas das escolas que se apresentaram abordou o tema: Solte Seus Cabelos, Prenda Seu Preconceito, idealizado pela professora Daniela Pereira dos Santos Soares (que está desenvolvendo um projeto de estágio que trata da questão da cultura afro na escola) a qual convidou várias cacheadas para mostrar a beleza de seus cabelos crespos, instigando a população da cidade a aceitar e/ou assumir a beleza dos seus cachos.

daniela

Prof. Daniela Pereira dos S. Soares (arquivo pessoal)

Acredito que o mundo esteja precisando mesmo de mais iniciativas como esta que Daniela teve, para que então o preconceito capilar seja sanado de uma vez por todas da sociedade.

para blog 2

Anúncios

2 comentários sobre “Solte Seus Cabelos, Prenda Seu Preconceito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s